Valus


"Raise thy sword by the light...
And head to the place where the sword's light gathers...
There, thou shalt find the colossi thou art to defeat."

Valus, o primeiro colosso

Tipo: Bípede
Apelido de produção: Minotaur A
Localização: F5
Altura: 21,3m
Pontos fracos: Cabeça e braço direito (hard)
Time Attack: 2:30 (normal) | 2:50 (hard)


Valus é um colosso bípede e um dos três minotauros do jogo, sendo o menor entre eles e também o quarto menor colosso do jogo. Ele é o colosso mais semelhante ao minotauro da mitologia, com características de touro, como chifres e gravuras que se assemelham a narinas. Seus sons também se assemelham a mugidos.

Uma estrutura peculiar em seu corpo são as plataformas em suas costas, com espinhos nas beiradas. Elas são uma forma de ajudar o jogador novato durante o gameplay, mas parecem convenientes demais para a história. Mas como os colossos são feitos de rochas, algumas que parecem pedaços de arquitetura, é possível que surgissem estruturas como essas, pois também as vemos em outros colossos, Valus apenas é o mais óbvio.


O comportamento de Valus é considerado ignorante. Ele não nota a presença de Wander até que ele esteja muito perto, ou chame sua atenção com assovios ou flechas. Só então ele passa a atacá-lo.

Valus ataca com pisões e também com sua clava, a qual ele carrega por toda a batalha.

Localização e arena




Em uma linha reta para o sul, partindo da Shrine of Worship, Valus está em uma pequena área acima de uma encosta. É uma área plana cercada por montanhas maiores. É bem seca, com pouca vegetação e poeira no ar, principalmente com os passos de Valus.

A arena tem poucas construções humanas, a principal é uma pequena construção com alguns andares, quase soterrada na parede da montanha. A encosta que dá acesso à arena parece uma antiga entrada para o local. Possivelmente seria um templo, por isso a localização um pouco acima do resto da região, e deveria ser bem maior, restando apenas uma das torres atualmente.

Desenvolvimento
 

A criação de Valus vem desde o começo do desenvolvimento do jogo em si, mas mesmo com todo esse tempo, visualmente ele não sofreu tantas alterações drásticas, apenas ajustes pequenos e mudanças de proporção.

As plataformas nas costas não estão nos sketches, e provavelmente foram incluídas mais tarde pensando no gameplay.


Esta outra concept art mostra parte da estratégia. A ferida para derrubá-lo era em outro local, no joelho, mas a ideia de como derrotá-lo era a mesma.


Mas durante o desenvolvimento Valus tomou um caminho diferente. Várias coisas da sua produção foram usadas no Barba na versão final, o que nos leva a crer que Barba foi criado a partir de ideias não usadas em Valus.

Podemos ver que o templo localizado na arena, que hoje é apenas cenário, já serviu para se esconder de Valus, que o fazia se abaixar e se aproximar do templo para nos procurar, exatamente como a atual estratégia do Barba. Valus também tinha um ponto fraco nas costas, assim como Barba, e usando um ataque muito semelhante para nos desequilibrar.

Curiosidades

É o colosso favorito de Fumito Ueda. Segundo ele, Valus foi um importante gancho para a produção do jogo, e precisou de muito esforço para ser criado;

Valus é o único colosso com alguma vida selvagem ao seu redor. No caso, as águias que sobrevoam a arena;

Valus está na capa do jogo em todas as regiões. Também está na capa da trilha sonora;

Junto com Valus é o único colosso que não recebe uma descrição de Dormin. No caso de Valus ele apenas fala sobre como achar o colosso.

Música

Sign of the Colossus - Ao se aproximar da arena
Grotesque figures - Ao ser notado por Valus
Opened way - Toda a escalada após ferir sua perna


0 comentários: